segunda-feira, 10 de maio de 2010

Um dos filhos do Francisco

Um dos filhos
do Francisco


Wesley Melo
José Eduardo Vidigal Ribeiro
Carmelita Maria


Buzinas, fumaça, trânsito parado, cheiro de cimento, avenida Antonio Carlos, sufoco. Quando entramos na orla da lagoa da Pampulha,um verdadeiro alívio. O cenário começa a se modificar com o cheiro de água e com o vento entrando pela janela do carro. Ao entrar pela portaria principal da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, popularmente conhecido como Jardim Zoológico, um novo cenário se estabelece. Árvores, pássaros, flores, meninos correndo, ônibus escolares e populares formam nova paisagem vista de dentro do carro.
Desembarcamos em frente ao aquário, munidos de muita curiosidade, além de papel e caneta, ávidos por informações sobre o maior aquário de água doce do Brasil e o primeiro a retratar a bacia do Rio São Francisco. Nossos bloquinhos de anotações quase transbordaram com 1 milhão de litros de água, 40 espécies de peixes, espalhados por 22 recintos.
Mergulhar no São Francisco e em suas histórias. Esse é o objetivo do zoológico para os moradores da capital mineira e pra aqueles que não sabem nadar. Milhares de peixes recolhidos do Velho Chico desfilando formas, cores e estilo. Porém o preço da entrada do aquário é salgado apesar do rio ser de água doce. R$5,00 para entrar no rio, ou melhor, no espaço que retrata o São Francisco.

Por dentro do aquário
Dentro da área reservada, podemos nadar nas águas da cultura, história, dos contos e da vida do velho Chico.Uma enxurrada de informações, passadas por simpáticas e inteligentes recepcionistas que, são verdadeiras salva-vidas nesse mar (ou rio) de informações e cultura. As condições adequadas de sobrevivência em cativeiro, foram criadas por biólogos da fundação. Nos tanques o mesmo cenário encontrado no fundo do rio: galhos, troncos de árvore, pedras que servem de esconderijo e parte da vegetação coberta pelo curso d’água.
A recepcionista Adriana (nome fictício) conta que o maior peixe do aquário é um Surubim, muito apetitoso, que mede 1,40m. Para vê-lo em ação, tem que ter sorte, pois o bicho tem hábitos noturnos e pela manhã apenas passeia pelo aquário de vez em quando. Entre os peixes temos dourados, curimatãs, matrinxãs, piau-três-pintas, cascudo, piaba rapadura, piaba-do-rabo-vermelho e a rabo-amarelo (eu hein). Além dos peixes, canoas, carro de boi, a âncora, as carrancas, e duas grandes pedras são alguns símbolos que (com devidas proporções), nos coloca no cenário da bacia do rio.
Ao sair do aquário, nos deparamos com uma lanchonete bacana, mas aconselho a não pedir nada que contenha peixe, é o mesmo que pedir a volta do Collor à presidência.

Saindo pra respirar
Ao sair do mundo das águas saofranciscanas, percebemos o pátio externo e os arredores povoados por crianças, adolescentes, professores e monitores. Aproximamo-nos de um grupo de crianças, ainda sob os efeitos das visões do mundo aquático, que comentavam a nova experiência com sua professora: Os alunos comentavam sobre os peixes mais bonitos e sobre o surubim que pode atingir 1,40m. Thiago, 12 anos, lembra de uma placa colocada ao lado de um aquário com a seguinte frase: SOS São Francisco. “Temos que nos conscientizar para a preservação das matas e dos rios, para nossa própria sobrevivência no futuro”. Já a professora Maria das Graças, do Instituto Libertas, conta da importância do contato físico dos alunos com a natureza. “Uma coisa é falar sobre a bacia do Rio São Francisco; outra coisa é estar dentro de um ambiente que recria as condições de vida deste local e dar uma aula com toda esta infra-estrutura” (legal isso aí). Para ela, que adota uma posição construtivista de ensino, uma visita temática é um poderoso instrumento de ensino e conscientização ecológica. “ O aluno tem que vivenciar, ter contato, experimentar para aprender”.
A intenção do Zoológico é mostrar o Rio São Franciso
através de sua história

E com a alma ecologicamente lavada, com tanta água, nos despedimos dos alunos, certos de que a experiência por eles vivida, e por nós reportada, certamente produzirá resultados imediatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário