segunda-feira, 10 de maio de 2010

ESPAÇO TIM UFMG DO CONHECIMENTO- UMA NOVA VISÃO CULTURAL-

Por Layon Araújo e Bruna Isabela

Belo Horizonte se torna referencia nacional em conceitos de investimentos em infra-estrutura e obras sociais, que multiplicam a cidade, fornecendo um novo padrão físico e cultural para os mineiros.
A criação do Circuito Cultural Praça da Liberdade, uma parceria entre o governo e instituições privadasdesperta grande interesse na sociedade. O Espaço proporciona a população, não só de Belo Horizonte mas de todo o Estado, cultura e entretenimento de alta qualidade.
Reunindo num espaço bem localizado, Praça da Liberdade, o novo Centro Cultural caracteriza-se pela modernização arquitetonica dos antigos prédios públicos que circundam a praça, transformando-os num moderno conjunto cultural. O Circuito conta com adjuntos tecnológicos agregados a vertentes da pré-história aos dias atuais.
Composto por dez equipamentos culturais sem contar o próprio Palácio da Liberdade, dentre eles estão:
Espaço TIM UFMG do Conhecimento; Museu das Minas e do Metal; Memorial de Minas Gerais Vale; Centro de Arte Popular Cemig; Centro Cultural Banco do Brasil; e o café, que está sendo construído entre o Museu Mineiro e o Arquivo Público Mineiro.

O Espaço Tim UFMG do Conhecimento inaugurado pelo governador Aécio Neves, no dia 21 de março, teve sua arquitetura desenvolvida pela renomada arquiteta Jô Vasconcelos e pelo museógrafo Paulo Schimidt. O antigo prédio da reitoria da UEMG dá espaço a um dos maiores projetos do Circuito Cultural, o Espaço Tim.
Esse conta com um prédio de cinco andares, distribuidos entre planetário ,observatório astronômico, abriga ainda três andares de exposições e será palco de oficinas e palestras, voltadas principalmente para o público jovem.
O investimento aplicado no Circuito Cultural foi de aproximadamente R$90 milhões. Segundo o secretário-adjunto de Estado de Cultura e gerente executivo do Circuito Cultural Praça da Liberdade, Estevão Fiuda, essa verba potencializa as oportunidades de desenvolvimento cultural, de geração de emprego e renda para a cadeia produtiva da cultura, na capital mineira, e com reflexos positivos para todo o Estado.
Segundo a curadora do Espaço, Patrícia Kuak “A ideia é proporcionar ao visitante uma atitude de perplexidade. Queremos que ele, pela interatividade, assuma uma dimensão ativa no processo de apreensão do conhecimento”, .
A exposição inaugural é Demasiado Humano, título inspirado na obra do filósofo alemão Nietzsche,se divide entre os espaços:Origens, Vertentes e Águas. O primeiro mostra o surgimento do Homem, desde o Big Bang até o primeiro registro da presença humana no planeta e na América Latina.
A segunda parte explora a dimensão simbólica e social do homem, enquanto a terceira foca nas relações com o planeta e as questões ambientais da atualidade. A exposição terá duração média de dois a três anos.
Sabemos que ao visitar um museu, amostras ou eventos do gênero não devemos tocar em nada e até mesmo manter uma certa distância dos objetos, para assegurá-los. No Espaço Tim UFMG do Conhecimento a proposta é diferente.Aqui, as pessoas interagem em tempo real com o maquinário, fazendo parte da própria exposição.
Os aparelhos feitos com tecnologia 3D, disponibilizam aos visitantes seu manuseio e a forma como serão executados depende da criatividade de cada um. " Tem dinossauro que se movimenta e jogos como se fosse de play station. É bem divertido, conheci muitas coisas do tempo da pré-história até os dias de hoje. O que eu mais gostei foi o joguinho de reciclagem, que movimenta em 3 D" enfatiza o estudante de 12 anos do Colégio Batista, Arthur Deschamps.
Um dos objetivos da criação de um espaço aberto integrando vários equipamentos cultural é a promoção da educação e do conhecimento para a população. Para a auxiliar administrativa frequentadora da praça no horário de almoço, Rosângela de Oliveria costa, essa iniciativa favoreçe muito a educação. " Precisamos incentivar desde cedo as crianças a trabalharem com a cultura tanto na fala quanto na escrita educando as idéias. O Circuito Cultural vai contribuir muito para melhorar a educação, comenta.
O Espaço Tim UFMG do Conhecimento está aberto a visitações públicas, de terça a domingo, das 11 às 17h, com entrada franca até as 16:00. As apresentações no planetário acontecem às 11:30, 13h,14h,15h. E teram duração de 40min

Nenhum comentário:

Postar um comentário