segunda-feira, 10 de maio de 2010



ESPAÇO TIM UFMG DO CONHECIMENTO
UMA NOVA VISÃO CULTURAL

Por Layon Araújo e Bruna Isabela

Belo Horizonte se torna referencia nacional em conceitos de investimentos em infra-estrutura e obras sociais, que multiplicam a cidade, fornecendo um novo padrão físico e cultural para os mineiros. A criação do Circuito Cultural Praça da Liberdade, uma parceria entre o governo e instituições privadasdesperta grande interesse na sociedade.
O Espaço proporciona a população, não só de Belo Horizonte mas de todo o Estado, cultura e entretenimento de alta qualidade. Reunindo num espaço bem localizado, Praça da Liberdade, o novo Centro Cultural caracteriza-se pela modernização arquitetonica dos antigos prédios públicos que circundam a praça, transformando-os num moderno conjunto cultural. O Circuito conta com adjuntos tecnológicos agregados a vertentes da pré-história aos dias atuais.

Composto por dez equipamentos culturais sem contar o próprio Palácio da Liberdade, dentre eles estão:Espaço TIM UFMG do Conhecimento; Museu das Minas e do Metal; Memorial de Minas Gerais Vale; Centro de Arte Popular Cemig; Centro Cultural Banco do Brasil; e o café, que está sendo construído entre o Museu Mineiro e o Arquivo Público Mineiro.

O Espaço Tim UFMG do Conhecimento inaugurado pelo governador Aécio Neves, no dia 21 de março, teve sua arquitetura desenvolvida pela renomada arquiteta Jô Vasconcelos e pelo museógrafo Paulo Schimidt.
O antigo prédio da reitoria da UEMG dá espaço a um dos maiores projetos do Circuito Cultural, o Espaço Tim. Esse conta com um prédio de cinco andares, distribuidos entre planetário ,observatório astronômico, abriga ainda três andares de exposições e será palco de oficinas e palestras, voltadas principalmente para o público jovem.
O investimento aplicado no Circuito Cultural foi de aproximadamente R$90 milhões. Segundo o secretário-adjunto de Estado de Cultura e gerente executivo do Circuito Cultural Praça da Liberdade, Estevão Fiuda, essa verba potencializa as oportunidades de desenvolvimento cultural, de geração de emprego e renda para a cadeia produtiva da cultura, na capital mineira, e com reflexos positivos para todo o Estado.
Segundo a curadora do Espaço, Patrícia Kuak “A ideia é proporcionar ao visitante uma atitude de perplexidade. Queremos que ele, pela interatividade, assuma uma dimensão ativa no processo de apreensão do conhecimento”. A exposição inaugural é Demasiado Humano, título inspirado na obra do filósofo alemão Nietzsche,se divide entre os espaços:Origens, Vertentes e Águas. O primeiro mostra o surgimento do Homem, desde o Big Bang até o primeiro registro da presença humana no planeta e na América Latina.

A segunda parte explora a dimensão simbólica e social do homem, enquanto a terceira foca nas relações com o planeta e as questões ambientais da atualidade. A exposição terá duração média de dois a três anos. Sabemos que ao visitar um museu, amostras ou eventos do gênero não devemos tocar em nada e até mesmo manter uma certa distância dos objetos, para assegurá-los.

No Espaço Tim UFMG do Conhecimento a proposta é diferente.Aqui, as pessoas interagem em tempo real com o maquinário, fazendo parte da própria exposição. Os aparelhos feitos com tecnologia 3D, disponibilizam aos visitantes seu manuseio e a forma como serão executados depende da criatividade de cada um. " Tem dinossauro que se movimenta e jogos como se fosse de play station. É bem divertido, conheci muitas coisas do tempo da pré-história até os dias de hoje. O que eu mais gostei foi o joguinho de reciclagem, que movimenta em 3 D" enfatiza o estudante de 12 anos do Colégio Batista, Arthur Deschamps.

Um dos objetivos da criação de um espaço aberto integrando vários equipamentos cultural é a promoção da educação e do conhecimento para a população. Para a auxiliar administrativa frequentadora da praça no horário de almoço, Rosângela de Oliveria costa, essa iniciativa favoreçe muito a educação. " Precisamos incentivar desde cedo as crianças a trabalharem com a cultura tanto na fala quanto na escrita educando as idéias.

O Circuito Cultural vai contribuir muito para melhorar a educação, comenta.O Espaço Tim UFMG do Conhecimento está aberto a visitações públicas, de terça a domingo, das 11 às 17h, com entrada franca até as 16:00. As apresentações no planetário acontecem às 11:30, 13h,14h,15h. E teram duração de 40min.


Museus

Com incentivos, Belo Horizonte hoje dispõe de varias atrações culturais como teatros, cinemas e museus. Um dos estímulos dado pelo governo de Minas juntamente com parcerias, foi a criação do Circuito Cultural que conta com muitos espaços direcionados ao lazer, educação e cultura. A criação do espaço cultural localizado na Praça da Liberdade tem como um dos objetivos, ocuparem os prédios das secretarias do estado, que já muitos estão ficando vazios pela mudança que a criação do Centro Administrativo acarretou.

O circuito que conta com seis espaços destinados a cultura acaba de ganhar mais um. O ex-governo de Minas, Aécio Neves, anunciou em março deste ano, a criação d e mais um espaço destinado ao homem brasileiro. Segundo o ex-governador é importante que a sociedade conheça onde tudo começou. “O Museu do Homem mostrará onde começamos a nossa história e nos inspirar nela para construir o nosso futuro. Falo sempre que triste da sociedade que não conhece a sua história, pois ela tem muito mais dificuldade para construir o seu futuro”, e relata ainda, que neste espaço será uma espécie de ponto de encontro.

O espaço contará com uma diversidade étnica e cultural dos brasileiros, como os convivem e suas relações com a historia, ciência, futuro e a cultura. Além de toda a tecnologia com ambientes interativos e virtuais. O museu do Homem brasileiro também poderá ajudar os estudantes a fazerem pesquisas em varias áreas, mas isso tudo com a ajuda de profissionais em diversos campos como antropologia, genética e sociologia, entre outras. “O museu do homem só poderia ser em Minas porque em Minas foi onde o Brasil enquanto nação surgiu. O Brasil só é o que é hoje por causa de Minas”, relata o sociólogo Sérgio Besserman.

Segundo informações obtidas pelo Circuito, o prédio que abrigará o museu do homem foi sede da Secretaria de Viação e obras, depois da Secretaria de Obras publicas e atualmente abriga o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. O prédio foi construído entre 1985 e 1987e sua decoração ficou por conta do pintor Frederico Antônio Steckel.


Espaços culturais

A cidade de Belo Horizonte respira cultura, seja ela em exposições, apresentações com peças de teatros, museus, festivais, shows etc... Além dos espaços reservadas a essas demonstrações culturais, a capital que é conhecida mundialmente por seus bares, também esta ganhando espaço no campo de grandes eventos musicais. Alguns deles acontecem todo ano, no mesmo local e sempre nos mesmos meses.

A cada ano que passa novas casas de shows e espaços destinados á música, ganha BH, como Chevrolet Hall, o Music Hall entre outros. Mas há também manifestações artísticas realizados em ruas, parques, espaços públicos e a maioria deles gratuitos. Segundo o estudante, Carlos Alberto, o incentivo á cultura é dada de varias formas, seja ela na escola , fora dela, ou mesmo patrocinada pela rádio que ele gosta, é uma forma de levar cultura e educação muitas vezes á quem não tem condições. “É muito bom ter eventos de musicas gratuitos, ainda mais se for da banda que gosto”, relata o estudante Carlos Alberto.

Segundo informações da Belotur, festivais que são gratuito como Encontro de literatura, festival Internacional de Arte Negra, Concertos no Parque, entre outros, são opções de cultura ao alcance de todos. “Tem muita coisa interessante, muitas vezes a gente não vai por achar que, por ser barato é ruim e não é, o concerto no parque municipal e muito bom e é de graça, afirma Suzan Caren, estudante de Direito.

Um dos eventos musicais que não pode sair de forma alguma do calendário dos mineiros é o “Axé Brasil Extra” que acontece todo ano, no mês de abril no Mineirão. Este ano os foliões do “carnaval fora época”, tiveram um motivo a mais para não deixar de comparecer ao evento, é que o estádio fechará para reforma da Copa do Mundo de 2014. Sendo assim, um novo espaço já esta sendo estudado para receber milhares de micareteros. Segundo a estudante Pámela Stephanie, vai ser difícil acostumar a ver seus artistas preferidos em outro local. “ Já estamos acostumados a sempre vim pra cá, mas sabemos também, que essa mudança é por um bom motivo”, relata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário